Select Menu

Capa

Bromélias

Jardins

Flores

Ervas

Orquídeas

Suculentas

Paisagismo

» » » » Espinafre
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

O espinafre é uma verdura com uma alta carga nutritiva, pois traz em seu interior substâncias como Ferro, Cálcio, Fósforo e vitaminas A e B.
Espinafre
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amaranthaceae
Gênero: Spinacia
Espécie: Spinacia oleracea
Este arbusto de natureza rasteira provém do centro e da região sudoeste da Ásia; suas folhas são perfeitamente consumíveis e revezam-se na planta; elas apresentam desde o formato oval até a forma triangular na base. Seu porte varia entre 2 a 30 cm de extensão e 1 a 15 cm de largura. Esta folhagem se concentra em maior tamanho na parte inferior e em menor comprimento no alto.

Ele atinge até 30 centímetros de altura e é preservado mesmo ao longo de períodos invernais, em países de clima temperado. Seu melhor período produtor se estende de julho a novembro e o vegetal atinge uma boa safra também em janeiro. No Brasil o espinafre designa popularmente a Tetragonia, similar à hortaliça  autêntica, mas integrante de outra família de plantas.

O ferro que ele contém é essencial para a boa estruturação sanguínea, portanto erradica a anemia e a desnutrição, elimina o cansaço e fortalece o sangue; o cálcio e o fósforo, por sua vez, fortalecem a esfera óssea e os dentes, edifica os músculos e atua na coagulação do sangue.

Já a vitamina A é o remédio prescrito para o bom funcionamento da visão, preserva o vigor da pele, ajuda no desenvolvimento orgânico e previne infecções. Os nutrientes do Complexo B também atuam positivamente na epiderme, favorecem os sistemas digestivo e nervoso, impedem que os cabelos caiam.

No quesito medicinal o espinafre ainda é indicado para lutar contra a hipertensão, a hemofilia, pedras nos rins, artrites, escorbuto e diarréias, além de aumentar o fluxo menstrual e, assim, amenizar as cólicas. Ele é igualmente bom para o intestino, especialmente no caso de prisão de ventre, pois tem qualidades laxantes.

Esteticamente ele é utilizado para deixar a pele mais clara e eliminar manchas faciais quando estas resultam da atuação de substâncias biliares. Embora seja um alimento saudável, muito disseminado por sua associação com o personagem de desenho animado conhecido como Marinheiro Popeye, não é recomendado o consumo abusivo, pois desta forma pode se tornar tóxico para o organismo.

O consumidor, ao adquirir esta hortaliça, deve procurar por folhas mais frescas. Elas devem apresentar a coloração verde-escura, ser bem consistentes, limpas e desprovidas de vestígios de insetos. Embalado em papel ou plástico e abrigado na geladeira, o espinafre pode durar mais tempo. Embora o caldo das verduras cozidas possa ser sempre aproveitado para o consumo, o do espinafre precisa ser eliminado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espinafre
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/espinafreorientacao.htm

About Jorge Magalhães

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário